TREINAMENTO PARA USAR O PENICO PARA BEBÊ

COMO ENSINAR SEU FILHO A USAR O PENICO SEM LÁGRIMAS (SUAS OU DELE)

Você sobreviveu à fase em que seu filho era um bebê, mas agora seu pequenino já não é mais tão pequeno. Na verdade, ele está se tornando mais independente a cada dia e, conforme ele aprende a comunicar melhor suas necessidades, pode ser que esteja na hora de ensinar seu filho a usar penico.

A idade em que uma criança está pronta para dizer adeus às fraldas depois de aprender a andar varia muito. Na verdade, reconhecer os sinais de que seu filho, que já sabe andar, está pronto para aprender a usar o penico pra bebê faz parte da arte do sucesso ao ensinar a usar penico. Começar o treinamento com o penico enquanto ele ainda não estiver pronto – ou estiver demorando demais – pode ser penoso para ambos.

Sabemos o quanto esse momento pode ser complicado tanto para os pais quanto para os filhos. Para te ajudar, criamos então, uma lista de dicas de treinamento para conseguir usar penico, que começa com a noção de quando iniciar esse treinamento. Boa sorte!

DEZ DICAS PARA UM TREINAMENTO BEM SUCEDIDO AO ENSINAR A USAR PENICO

 A maioria das crianças estão prontas para treinar a usar o penico entre as idades de 18 meses e três anos – porém, muitas começam mais tarde. Seguem alguns sinais de que seu pequeno está pronto.

  • Seu filho fica seco por duas horas ou mais
  • Ele já é capaz de seguir instruções do tipo 'Pegue seu brinquedo'.
  • Seu intestino funciona regularmente
  • É possível notar quando ele precisa ir ao banheiro, ou seja, ele faz cara de esforço
  • Ele não gosta da sensação de estar com a fralda suja
  • Ele avisa quando molhou ou, por algum motivo, a fralda suja
  • Ele avisa quando precisa ir ao banheiro

 

Quando ele avisar que deixou a fralda suja o elogie bastante. Bata palmas, festeje, dance – quanto mais incentivo, melhor. Isso o torna mais propenso a avisar outras vezes e pode ser que ele comece a avisar antes de acontecer (mesmo se for apenas para ver sua reação!)

2. LEVE ELE AO VASO SANITÁRIO COM VOCÊ

Esta dica pode te deixar espantada ou envergonhada, mas permitir que seu filho veja você no vaso sanitário fará com que ele se familiarize com o conceito de sentar no vaso sanitário ou no penico para bebê, assim como como que você está fazendo. Deixe-o ver os resultados e dar a descarga. Confirme se é necessário limpar o vaso sanitário e, depois, lave suas mãos e as dele para eliminar os germes e educá-lo com bons hábitos.

3. SAIA PARA COMPRAR PENICO O QUANTO ANTES

Deixar o seu filho familiarizado com o seu penico o acalmará na hora de se sentar nele, e o deixará aliviado na hora em que você decidir dar início ao "treinamento penico". Decorar o penico com adesivos, deixar seu filho sentar nele enquanto assiste televisão ou ler um livro e mostra-lo os seus bichinhos de pelúcia com ele sentado no penico, ajuda o seu filho a se acostumar com o penico. Quanto mais ele se acostumar com o penico, melhor. Você também pode tentar esvaziar a fralda suja no penico para que ele se familiarize com o conceito antes de iniciar.

4. O QUE FAZER SE VOCÊ DECIDIR SER RADICAL NA RETIRADA DAS FRALDAS

Em alguns países é costume tirar as fraldas de uma vez ao invés de gradualmente. Por exemplo, isso pode significar que ele não usará fralda em uma viagem de carro ou em uma visita a amigos. Caso decida agir assim, é necessário escolher uma semana durante a qual possa estar em casa a maior parte do tempo. Pergunte a ele regularmente se precisa ir ao banheiro, da mesma forma que faria se o processo fosse gradual. Coloque a criança no penico regularmente a cada 45 minutos, por exemplo. Ele ainda precisará da fralda para os cochilos durante o dia e para dormir durante a noite.

5. TENTE USAR O PENICO EM HORAS APROPRIADAS

Ponha a criança no penico assim que ele acordar pela manhã, após um cochilo durante o dia, 15 minutos após comer ou quando notar que ele está fazendo cara de esforço. Se seu asseio pessoal for feito regularmente, anote em uma etiqueta adesiva e acostume-a a usar o penico naquele momento.

6. CANTE UMA MUSIQUINHA QUANDO CONSEGUIR USAR O PENICO

Quando ele conseguir usar penico, elogie-o bastante. Bata palmas, dê a ele um adesivo, chame o papai, a mamãe e o vovô e conte o feito a eles. Quanto maior a comemoração, melhor. Isso vai incentivá-lo a usar o penico novamente da próxima vez.

7. A ARTE DA DISTRAÇÃO AO SENTAR NO PENICO

Deixe-o assistir televisão, ler livros ou brincar com seu brinquedo preferido quando sentar no penico. Isso o manterá ali por mais tempo – de preferência, com os resultados esperados!

8. NÃO FORCE OU PERCA A PACIÊNCIA AO ENSINAR A USAR PENICO

Se ele não fizer suas necessidades após cinco minutos, não o force a ficar mais tempo. É preciso manter um ambiente positivo, alegre e sem estresse. Não importa o que você faça, não se irrite se ele não fizer suas necessidades ou se ocorrer um incidente. Entenda que isso faz parte do processo e tome uma atitude positiva a respeito. Se tiver vontade de gritar, grite; porém, longe dele, no quintal, e volte sorrindo.

9. DEIXE-O VESTIR ROUPAS FOLGADAS

Para que seu filho se sinta mais á vontade quando estiver sentado no vaso sanitário, deixe-o vestido com roupas confortáveis como calças de moletom. Elas são fáceis de tirar (ás vezes conseguem até tirar sozinhas) e de limpar no caso de um incidente.

10. CERTIFIQUE-SE DE QUE O MOMENTO SEJA AGRADÁVEL PARA VOCÊS DOIS

Não comece o treinamento para ensinar a usar penico se seu filho ou você não estiver bem. Esse é um momento cansativo e você precisa estar disposta. Além disso, não escolha um momento de agitação. Por exemplo, se estiver mudando de casa ou se ele estiver começando a ir para a creche. É necessário um ambiente calmo e livre de estresse. O chamado "treinamento penico" é um processo emocional. Com frequência, mais para os pais por perceberem que seu bebê já não é tão bebê.

Porém, após essas dicas, e com as vantagens de tirar as fraldas do bebê em mente, seu processo de treinamento na hora de ensinar a usar penico será o mais tranquilo possível.